terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Metrô de Salvador e Walter Queiroz

 

Metrô Paralela

A Câmara Municipal de Salvador aprovou por unanimidade no dia 29 passado, o projeto da linha dois do metrô na Avenida Paralela, com 22 km de extensão, entre Lauro de Freitas e Rótula do Abacaxi e ligando-se à linha 1.

As obras vão ser realizadas em parceria entre o poder público e o setor privado e, ao final, o projeto prevê a integração de diversos modais – ônibus, metrô, trem, ciclovia e periférico –.

Antecipando-me às transformações que ocorrerão, tirei fotos da Paralela como um registro pessoal de como ela é atualmente, em parte do seu canteiro central:

 

03012012(001)03012012

03012012(002)

Em tempo: quem disse que os trens da linha 1 não serão instalados, ao menos até a Copa 2014, sendo substituídos por ônibus? Será?

Walter Queiroz

Advogado, compositor, violonista, cantor e publicitário, nascido em Salvador no ano de 1944, Walter Queiroz, ainda na década de 1970, participou da trilha sonora da novela "Gabriela" (1975), como autor da canção "Filho da Bahia", primeira música gravada por Fafá de Belém, e como intérprete de "Quero ver descer, quero ver subir" (folclore baiano). Também nessa época, lançou seu primeiro LP, "Filho do povo", com apresentação de Jorge Amado. Participou, como compositor, de trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, como "Uma rosa com amor" (com a música "Do amor fazer novas lendas", em parceria com César Costa Filho), "Saramandaia" (também como intérprete da faixa "Bole-bole"), "Sinhá moça" (também como intérprete da faixa "Camará") e da mini-série "Tenda dos milagres" (também como intérprete da faixa "Maluco pra te ver", em parceria com Vevé Calazans), na década de 1980, além da já citada Gabriela. Também compôs os hinos do Esporte Clube Ypiranga, do Esporte Clube Vitória e do Brasiliense Futebol Clube.

A música a seguir, “Bahia Feliz”, foi uma parceria dele com Armandinho para o carnaval de 2011 do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar.

Bahia Feliz,de Walter Queiroz e Armandinho

Fonte biográfica: www.dicionariompb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário