Wikileaks
Estive visitando a página do Wikileaks impulsionado pelo noticiário a respeito do asilo concedido pelo Equador ao fundador do site. Valeu a visita pela quantidade de documentos - disponíveis para download em pdf e parecendo ser autênticos - que tratam sobre operações financeiras, atuação de políticos, relações externas dos países, operações militares...
Tentei raciocinar de forma lógica sobre as razões do bloqueio econômico e ataques que o site informa que está enfrentando. Sendo a maioria das divulgações referentes a governos, corporações privadas e seus agentes e/ou interlocutores, existe uma possível ação ilegal e se existe, estaria no vazamento das informações, na publicação do material, ou em ambos?
Quem cometeu crime, se é que houve? O sujeito que retirou as informação de dentro de um departamento governamental mal protegido; o aparelho do estado que não conseguiu preservar a informação secreta; o indivíduo que passou as informações sobre operações financeiras com características de fraude; os responsáveis pelas operações financeiras denunciadas? E o Wikileaks seria culpado por ter publicado as informações?
Aliás, será que antes do Wikileaks nada vazava dos arquivos dos governos e grandes corporações? Se vazava e, por isso, motivou a alguém a criar um site para ser uma canal desse tipo de informação, como a questão era tratada? De forma clara e transparente com os cidadãos dos países e, eventualmente, com os acionistas das empresas envolvidas?
Wiki - maneira coletiva e colaborativa de construção de conhecimento em um ambiente acessível através da rede mundial de computadores.
Leaks – vazamentos.
John Coltrane e Miles Davis
So What:
Nenhum comentário:
Postar um comentário